sexta-feira, 12 de abril de 2013

Porque importante ouvir as crianças na avaliação da educação infantil?


Porque é importante ouvir as crianças na Educação Infantil?

“ O olhar das crianças permite revelar fenômenos sociais que o olhar dos adultos deixa na penumbra ou obscurece totalmente "
( Pinto;Sarmento, 1997,p.25)

A equipe Gestora e docente da EMEI Amácio Mazzaropi, realizou no final de 2012, entrevista com as crianças matriculadas na Unidade Escolar. A intenção da entrevista era verificar como as crianças avaliam a Escola que frequentam. Quais espaços mais gostam? O que mais gostam de fazer quando estão na escola? Quando e porque se sentem felizes ou tristes?

Avaliar o trabalho desenvolvido pela escola considerando as vozes dos pais, de todos(as) os(as) educadores(as) e das crianças teve a intencionalidade de revisitar o Projeto Politico Pedagógico da Unidade Escolar e praticar a pedagogia da escuta.

Dar vozes às crianças possibilita qualificar e valorizar o olhar da criança em igualdade com o dos adultos no momento de se pensar a educação infantil.

As crianças também avaliaram os projetos que a escola desenvolve elegendo aqueles que lhe são mais significativos.
Ouvi-las é sempre uma possibilidade de colocar sobre rasura nosso olhar adultocêntrico sobre a criança e a Educação Infantil.
Este é um exercício que precisamos aprender a praticar sempre!

DADOS COLETADOS: 
Como as Crianças Avaliam a Educação Infantil


E.M.E.I. Amácio Mazzaropi

Dados coletados em Dez/2012

Total de crianças participantes: 121
Lugar que as Crianças MAISGostam na Escola:
PARQUE






Lugar que as Crianças Menos Gostam na Escola

SALA DE GRÁFICA: AMARELA e LILÁS


Projetos que as Crianças Mais Gostaram na Escola

FESTA DOS ANIVERSARIANTES E CINE PIPOCA
O que as crianças Mais Gostam de Fazer na Escola?
BRINCAR
As Crianças Ficam Felizes Quando...
VÃO AO PARQUE  e BRINQUEDOTECA


As Crianças Ficam Tristes Quando...
O AMIGUINHO BATE...


Os dados coletados nas entrevistas com as crianças foram surpreendentes, possibilitaram verificar nossos acertos e erros.
Também apontaram caminhos para desenvolver no cotidiano escolar práticas que vão ao encontro de uma educação mais lúdica e prazerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário